Preconceito: Conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos adequados. 2 Opinião ou sentimento desfavorável, concebido antecipadamente ou independente de experiência ou razão. 4 Sociol Atitude emocionalmente condicionada, baseada em crença, opinião ou generalização, determinando simpatia ou antipatia para com indivíduos ou grupos. P. de classe: atitudes discriminatórias incondicionadas contra pessoas de outra classe social. racial: manifestação hostil ou desprezo contra indivíduos ou povos de outras raças.
Como pode ver acima, preconceito é um sentimento desfavorável, uma antipatia, discriminação e são nessas palavras que quero me basear.
As pessoas sempre falam que não são preconceituosas, que aceitam o outro como ele é ou que preconceito é feio e mas tantas outras baboseiras que ouvimos falar. Pois bem, o fato é que, para as pessoas que pregam o " DIGA NÃO AO PRECONCEITO" e igualdade para todos, eu digo que elas são no mínimo hipócritas.
Falo isso porque sou gorda e ser gorda não é fácil, é doloroso, convivemos com nossa auto-condenação todos os dias, as roupas não serve e quando senta elas logo embolam, passar na catraca do onibus então... uma dificuldade, quando vamos ao restaurante somos visto com olhares de reijeição, discriminação e condenação. Em todo tempo somos hostilizados, ou então somos somente os palhaços da turma. Ser gordo é andar com o preconceito e a indiferença. Engraçado que as pessoas acham que gordo é gordo porque quer. Mero engano. Por trás disso vem uma bagagem muito grande de doenças e sentimentos mau resolvidos. Isso mesmo, mau com u, porque é algo que nos prejudicam demais. Os próprios gordos são preconceituosos entre eles.
Até hoje me sinto indignada com um fato que aconteceu comigo. Estava na casa da minha amiga Lulu mais um grupo de amigas, ela fez cachorro-quente para o grupo, comprou uns paezinhos, refrigerante e tals. Todos começaram a comer e no fim eu falei:
- Caracas, acho que eu comi uns 3 cachorros-quente.
Uma das colegas de grupo vira para mim e fala:
-Não, você comeu 5(Cinco).
E eu surpresa pergunto:
- Vc contou quantos eu comi???????
E ela na maior cara de sei lá o que diz:
E ela na maior cara de sei lá o que diz:
- Contei
A mesma pessoa que conta a quantidade de cachorros-quente é a mesma que fala que não é preconceituosa, daí eu pergunto o que leva uma pessoa a contar qtos cachorros-quente eu comi?
Para mim isso nada mais é do que uma atitude discriminatória, desprezável e preconceituosa.
Atire a primeira pedra quem não é ou nunca foi preconceituoso.
3 comentários:
Apoiada!!!!!!!!
Beijins.
Aline.
Ainda bem que eu assumo meus atos.
Falei, mas estava brincando, de fato contei não de forma discriminatória. Não pensei por esse ponto de vista.
Não tenho preconceito e sabes disso. Sabes que a estimo e sempre estive ao seu lado.
Mas falhei.
Acontece.
Assumo meus erros e continuo a luta.
Desculpas talvez não sirvam.
Continuo a luta.
Sempre pensarei em você de forma muito boa!
Abraços Lidi. Felicidades eternas para ti!
O que eu não consigo entender é como as pessoas precisam perder o seu tempo com coisas mesquinhas. Lidi,eu te entendo e sei como situações como essas são ruins, você passa por isso, eu passo por isso e todos passam por isso. Mas o que me deixa ainda mais intrigada é como um amigo faz esse tipo de coisas, por que a gente espera de todo mundo menos dos amigos, aqueles que a gente realmente ama, que realmente confia, que dá a vida por eles e que sempre é o primeiro a se levantar pra devendê-los. E sei também que por mais explicações que se dê não esquecemos, por que não se torna só uma piadinha, fere na auto-estima, e dói muito,é impossível entender já que queremos amigos pra sorrir, pra brincar, pra amar e não pra ferir.
Beijinhos da sua prima, Aline.
Enviar um comentário